A JSD entrega hoje um projeto de resolução para a regulamentação urgente da profissão de Criminólogo: carreira baseada em conhecimentos científicos e competências ministrados em cursos superiores (públicos e privados) devidamente autorizados por sucessivos governos.

A Criminologia estuda a etiologia do crime: fatores psicológicos, biológicos ou sociais na base no delito. A investigação criminal, a prevenção e reinserção social são algumas das saídas profissionais com que sonham os formandos deste curso superior.

Porém, estes licenciados têm encontrado extrema dificuldade na transição para o mercado de trabalho, sobretudo pela inexistência da profissão de “Criminólogo” na Base de Dados de Recursos Humanos de Administração Pública e na Classificação Nacional de Profissões.

Quer isto dizer que atualmente, os quase 1400 licenciados em Criminologia não são reconhecidos como Criminólogos e não têm possibilidade de ingressar em carreira própria, nem tão pouco de aceder a estágios profissionais! É esta vincada injustiça que a Assembleia da República, pela mão do PSD vem agora resolver, e que resulta também da colaboração com a Associação Portuguesa de Criminologia.

“Não faz sentido que o Estado, que acreditou e certificou escolas superiores a ministrar licenciaturas e mestrados nesta área, não tenha já reconhecido as qualificações que esses cursos conferem”, sublinha Cristóvão Simão Ribeiro, líder da JSD.

 

Assim, conforme documento anexo, 8 dos 9 deputados da JSD e restantes deputados do PSD também signatários recomendam ao Governo que regulamente – no prazo de 60 dias, o exercício da profissão e atividades de Criminólogo.

PROJETO DE RESOLUÇÃO (pdf)