Tal como dizia Robert Schuman, a Europa não será concretizada de uma vez. O processo de integração europeu tem sido uma construção dinâmica, contínua, longa e complexa, resultado de um somatório de variáveis políticas, socioculturais e económicas, vincadas e potenciadas pelas várias nacionalidades que compõem a família europeia.

Nascida para fomentar a paz entre a França e a Alemanha, países vizinhos e historicamente beligerantes, a Comunidade Económica Europeia (CEE) começou por fundar um mercado comum com 6 países fundadores e em menos de 60 anos evoluiu tornando-se, hoje, numa União Política (UE – União Europeia) com 28 Estados-membros.Vivemos, hoje, uma Europa de 4 liberdades: circulação de mercadorias, de serviços, de pessoas e de capitais. É esta Liberdade que nos permite, sem restrições, viajar, estudar, trabalhar e viver noutros Estados-membros.

Mas, nem tudo tem sido fácil… A Europa, ao longo do tempo, tem sido sempre surpreendida por circunstâncias que a põe à prova todos os dias. Por exemplo, a crise dos refugiados tem abalado a política europeia, privilegiando alguns egoísmos nacionais e desafiando a união e solidariedade do bloco europeu.

É por isso que devemos celebrar as conquistas do passado tendo em vista a construção do nosso Futuro!


Vamos continuar a construir a Europa. Alinhas?!