Grande vitória da JSD na Ação Social!
No próximo ano letivo pelo menos mais 3 mil estudantes vão receber bolsa de estudo!

É com um enorme agrado e satisfação que vemos que o esforço do Sr. Secretário de Estado do Ensino Superior e do Primeiro-Ministro deu frutos! Hoje conseguimos atender às preocupações e às reivindicações dos estudantes e garantir um aumento de 838€ no limiar de elegibilidade no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo do ensino superior. São cerca de 3 mil famílias que se somam às mais de 57 mil já apoiadas neste ano letivo.

É a alteração mais importante no sistema de ação social da última década. Estamos contentes pelos estudantes e pelas suas famílias. Estamos contentes porque mais uma vez, o governo mostra a sua sensibilidade social, apoiando quem mais precisa e quem mais merece.

Esta mudança representa um investimento em quem trabalha e se esforça. Representa também um grande investimento no futuro de Portugal!

A JSD fez eco das preocupações das Associações Académicas nesta matéria, transmitindo à Secretaria de Estado e ao Primeiro-Ministro a importância destas alterações.

Reconhecemos e congratulamos a Secretaria de Estado e o Ministério da Educação por esta alteração que demonstra enorme sensibilidade social. Este valor recorde-se, mantinha-se inalterado há mais de 6 anos, garantindo que a partir do próximo ano letivo teremos provavelmente o regulamento de atribuição de bolsas de estudo mais inclusivo de sempre!

A democracia e uma sociedade justa impõem o acesso aos direitos fundamentais sem qualquer tipo de restrição. A Juventude Social Democrata defende que o acesso à Educação e em particular ao ensino superior não pode, em caso algum, estar dependente da capacidade económica dos jovens portugueses, ainda que o país atravesse, como atravessa, um momento de rigor. Reconhecemos que as bolsas de estudo do ensino superior são o maior (e por vezes único) apoio que as famílias carenciadas têm para proporcionar aos filhos o acesso ao mais confiável mecanismo de ascensão social, a formação superior.

Esta é uma vitória dos estudantes, e de uma juventude que mostra que Portugal e os jovens valem a pena. Portugal é um país para jovens!